RESIDÊNCIA CINEMATOGRÁFICA
III FESTIVAL DO FILME ETNOGRÁFICO DO PARÁ

Regulamento

Esta RESIDÊNCIA CINEMATOGRÁFICA acontecerá em Belém como parte da Programação Oficial do III Festival do Filme Etnográfico do Pará.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE CADIDATURA
O envio de propostas para participação acontecerá de 01 a 12 de setembro de 2021.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
A Residência Cinematográfica acontecerá em duas etapas:
I – OFICINA/TREINAMENTO e PRÉ-PRODUÇÃO: de 20 a 24 de setembro de 2021, de modo presencial (CASA DAS ARTES, endereço: Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré) e seguindo todas as normas de segurança sanitária;
II – PRODUÇÃO e PÓS-PRODUÇÃO: em datas ainda a serem marcadas com as equipes
e a coordenação.

OBJETIVOS
– Fomentar e promover a produção do filme etnográfico/documentário e o aparecimento de novas equipes técnicas e artísticas;
– Dar início a um arquivo audiovisual atrelado ao Festival do Filme Etnográfico do Pará, sobre temáticas relevantes a este estilo de produção dentro da
cidade e fora dela (culturas, pessoas, lutas, memórias, resistências, projetos, histórias, etc.).

PÚBLICO ALVO
Podem participar todos (com ou sem experiência na área) que queiram viver a experiência de realizar um filme etnográfico/documentário e de acompanhar o desenvolvimento de outros projetos, tendo como apoio uma equipe de profissionais/pesquisadores, através de ampla discussão das ideias e dos projetos.

ORIENTAÇÃO
A orientação desta Residência Cinematográfica será feita por:
Alessandro Ricardo Campos – Sociólogo, antropólogo e realizador audiovisual. Coordenador adjunto do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem VISAGEM – Universidade Federal do Pará/Brasil, coordena o Festival do Filme Etnográfico do Pará, Colóquio de Cinema e Antropologia da Amazônia e Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica; orientador do Curso de Verão em 2018/2019/2021 do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, membro da Associação Brasileira de Antropologia, vencedor do Prêmio Arte e Cultura PROEX/UFPA 2018 e premiado no X Festival Internacional do Filme Etnográfico de Recife.
San Marcelo – Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia da UFPA, com estudos em cinema, imagem e narrativa visual. Graduado em LETRAS INGLÊS pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Pós-graduado em Produção Audiovisual e Cinema Digital pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM/Estácio, MBA em Direção de Artes para Cinema TV e Vídeo pela Estácio de Sá e Especialista em Tradução pela UFPA. Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa VISAGEM – Grupo de Estudos sobre Antropologia Visual e da Imagem. Roteirista associado a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Operador de Câmera, membro da Associação Brasileira de Cinematografia – ABC, com DRT 0004791/RJ. Diretor de Fotografia, Diretor e Roteirista na Sapucaia Filmes. Coordenador geral e Idealizador do Festival Curta Bragança. Atua na seguinte linha de pesquisa: Linguagem e Imagem, Cinematografia e Roteiro Cinematográfico. Roteiro, Direção e Direção de Fotografia do curta “Assustado” (2020), Roteiro, Direção de Fotografia e Direção Geral da Série Documental “Saber Bragança” (2021), Roteiro, Direção e Direção de Fotografia do curta “Madá” ainda em pós-produção. Roteirista na Sala de Roteiro do Projeto “Gado Vale mais do que gente”. 
Cícero Pedrosa Neto – É repórter multimídia, colaborador da Agência Amazônia Real de Jornalismo Independente e Investigativo. Fotógrafo e Documentarista, é sociólogo de formação e mestrando em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará, pesquisando os desastres ambientais da mineração/cadeia do alumínio na cidade de Barcarena-Pa. Em 2019, foi um dos jornalistas contemplados com o 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria multimídia com a série “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, trabalho em parceria com a mídia digital independente #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real. Atualmente é bolsista do Amazon Rainforest
Journalism Fund – Pulitzer Center.

AS PRODUÇÕES
Serão formadas DUAS EQUIPES com quatro integrantes cada: um(a) operador(a) de som, um(a) operador(a) de câmara, um(a) diretor(a), um(a) produtor(a). Durante os dias da residência, dois filmes etnográficos lhes serão propostos/discutidos pela coordenação. Estes dois filmes serão finalizados e terão suas exibições em uma Sessão Especial durante o III Festival do Filme Etnográfico do Pará, que acontecerá de 16 a 21 de novembro, com a presença das equipes e da coordenação.

SELEÇÃO
Os participantes desta Residência Cinematográfica serão selecionados através da análise da proposta de uma candidatura. No Formulário o(a) proponente deverá indicar qual especificidade gostaria de assumir no projeto do filme: (operador(a) de som, operador(a) de câmara, diretor(a) ou produtor(a)). O envio da proposta deverá ser feito exclusivamente pelo site do Festival.

MATERIAL DE PRODUÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO
Os equipamentos necessários para a realização das produções serão disponibilizados pela coordenação desta residência cinematográfica.

DIREITOS
As produções realizadas durante esta residência cinematográfica farão parte do acervo do Festival do Filme Etnográfico do Pará, na qualidade de mentor e produtor, reserva-se no direito de usar este material, sendo que detém os direitos de distribuição. As equipes que participarem das produções devem comunicar à organização as suas intenções de exibição destes filmes. A exibição dos resultados durante o festival e online é da responsabilidade da organização do evento.

Belém/PA: 12 de agosto de 2021

Alessandro Ricardo Campos

Coordenação Geral da Residencia Cinematografica

 

III FFEP